13 de outubro de 2010

Entrevista com Andi Deris na França

Alguns dias atras o vocalista Andi Deris esteve na França para conceder algumas entrevistas e divulgar o novo álbum do Helloween, "7 Sinners" e cedeu uma entrevista para a La Grosse Radio. Confira:

ENTREVISTADOR: Esta-mos poucos dias do lançamento do 7 Sinners, como você lida com o tempo de espera? Um pouco mais animado e impaciente?

ANDI DERIS Sim e não. É sempre uma situação um pouco surreal como você sabe, até agora, depois de 10 ou 11 álbuns de estúdio, se eu contar o que eu fiz com o Pink Cream 69... Pouco antes do lançamento de um álbum, é como se você não se lembra-se que você esteve no estúdio de gravação, você já passou. É assim até que alguém venha lhe trazer cópia do primeiro CD do álbum em questão, e então você vê o objeto como se viesse de outro planeta! É difícil imaginar, e na verdade eu digo a mim mesmo que eu cantei no CD, eu já sei, mas é sub-conscientemente difícil imaginar antes de realmente ter tudo na mão. Eu não sei, acho que vou perceber tudo isso quando estiver em turnê, eu vou assinar um monte de CDs e posso dizer: "OK, esse é o meu álbum" (Risos)

ENTREVISTADOR: Vamos falar sobre o nome deste álbum, 7 Sinners... Você é um desses 7 pecadores?

ANDI DERIS Sim, de alguma forma eu acho que cada um de nós é apenas um dos 7 pecadores... Embora essa história seja de uma antiga mitologia, e é bastante surpreendente, é comum a todos os continentes. A história dele? O diabo tinha enviado sete pecados mortais na Terra para espalhar o mal em seu nome... E é interessante, porque eu encontrei um paralelo com "O Senhor dos Anéis" de Tolkien, de repente eu perguntei se ele tinha estudado esse mito. Depois ainda mais emocionante, existem vários pecados mortais na Ásia, por exemplo... Na Europa, o assassinato é uma espécie de pecado No. 1, enquanto que na China ele só vem após o nº 2 "desobediência à voz divina do Imperador." No Japão, o homicídio vem apenas na sexta ou sétima posição, a pior é "honra perdida"... É muito importante ver como os pecados variam de uma cultura para outra...

ENTREVISTADOR: três anos se passaram desde que Gambling With The Devil, um pouco mais do que o habitual ... Será que este álbum que levou mais tempo ou, simplesmente, as coisas têm sido adiada por cauda do Unarmed?

ANDI DERIS Unarmed levou mais tempo do que o esperado. Este álbum foi muito divertido de fazer, mas basicamente a gente só queria ir para o estúdio para gravar rapidamente o som mais popular do Helloween... Mas durante a produção, tivemos que mudar de gravadora, já que nossa antiga gravadora estava indo à falência. Quando recebemos uma oferta da Sony Music, não poderia recusar, era mais seguro para nós... Este álbum tem um som mais sério do que nós antecipamos e levou 6 ou 7 vezes mais tempo para ser concluído, custou-nos mais dinheiro também... Inicialmente, este seria um presente para os fãs, por exemplo, eu queria chamar "Old Farts - Refarted" de modo que todas as pessoas percebessem que foi apenas por diversão!

ENTREVISTADOR: E você acha que este álbum é o mais pesado da história do Helloween? Difícil dizer, porque The Dark Ride foi muito pesado também...

ANDI DERIS Sim, é verdade, The Dark Ride é um dos mais pesados, mas acho que o nível de brutalidade e de energia do "7 Sinners" é ainda maior do que no "Walls Of Jericho". O som é muito mais violento, graças aos avanços tecnológicos certamente... Alguém em um blog, disse: "Quando eu escuto esse álbum, é como se eu fosse colocar os dedos na tomada por 54 minutos" (risos)! Perguntei-lhe se era um elogio e ele disse que sim ... Então eu agradeci!


ENTREVISTADOR: Você tem alguns convidados do álbum na música? Eu acho que ouvi uma flauta em "Raise The Noise"...

ANDI DERIS Sim, a flauta de merda, eu odeio isso (Risos) ... É o Weiki! Entendo que este princípio de que Michael Weikath, tem um pouco de loucura em sua cabeça, queria colocar a flauta em uma música pesada, mas... ok, porque não! Dizer que a história desta canção torna a idéia do possível, ela fala de um tocador de flauta contratado por uma vila (Hameln) para espantar os ratos... Então, não sendo pagos, começam de novo, desta vez para atrair as crianças para fora da aldeia, e nunca se recuperou. Eu sei que esta história é comum a muitos países, incluindo França... Acho que até no Japão! Nos EUA, um cara chamado Aldo... Ao mesmo tempo eu canto "Aldo is one guy to play the pipe", assim, inevitavelmente, vem em um momento da flauta maldita... Então, eu sou obrigado a passar 35 segundos de flauta nesta canção... Isso me dá a impressão de que alguém está raspando suas unhas em um quadro negro, é horrível. Felizmente, existe uma versão única, sem a flauta, de repente, quando eu colocar o álbum no meu iPod eu a substitua pela versão sem flauta que esta no single... é melhor para mim!

ENTREVISTADOR: "Long Live The King" é provavelmente a mais violenta do CD...

ANDI DERIS Sim, pela forma como esta canção foi escrita na base para o meu futuro álbum solo, que também tinha 15 músicas prontas para gravar em breve, mas... Bem, não poderia ser como o esperado porque o nosso baterista foi visto beijando a esposa do nosso guitarrista e eu já tinha gravado todas as partes de bateria... Bem, eu deixo você imaginar a bagunça, é uma história complicada! (Pausa) Então, algumas músicas deste álbum solo foram reformulados para o Helloween: "Long Live The King" "Where The Sinners Go" e "The Smile Of The Sun". Felizmente, elas estão totalmente incluídas no Helloween, elas se misturam bem com outras canções. Os temas combinam bem com o conceito 7 Sinners, assim não tenho de reescrever a letra... A única coisa que mudou é o ritmo da "Long Live The King", que foi triplicado.

ENTREVISTADOR: E sobre a música "Who Is. Mr. Madman", uma parte inesperada para a música "Perfect Gentleman" de 16 anos atrás?

ANDI DERIS Essa é uma idéia do nosso guitarrista Sascha Gerstner. Cada visita é sempre um pouco a mesma história, ele gosta de beber com a gente, mas depois de dois copos de Whisky ele já estava totalmente bêbado (risos)... Assim, faz muitos anos que ele desenvolveu essa fantasia, meio bêbado, saber o que viria a ser o "Perfect Gentleman" hoje... Assim, ele pensou que esse personagem teria enlouquecido, trancado em um asilo em algum lugar com uma camisa de força, drogado ao ponto que ele nunca pode ser deixado em paz... Mas, apesar de sua loucura, ele não perdeu os seus hábitos e reflexos, por isso ele bateu algumas enfermeiras (risos)! Uma música muito engraçada, então.

ENTREVISTADOR: Algumas palavras sobre o interlúdio ou melhor, a introdução da ultima música, "Not Yet Today"...

ANDI DERIS É a minha ideia, e na verdade é a introdução de "Far In The Future". Elas estão conectadas, mas "Not Yet Today" é realmente uma ideia para uma canção... Não metal em tudo, na verdade, é muito "cinematográfica" em um sentido e de significado muito profundo. Esta é a história de um amigo meu que tem vivido os piores momentos de sua vida, a espera com a mulher de sua vida que entrou em coma. Todos os médicos tinham dito que não havia esperança de despertar... de repente, a "Not Yet Today" está relacionada ao fato de que ele planejava "seguir " a sua noiva o dia que ela ia morrer porque ele não poderia continuar sem ela. Mas, com a louca esperança de que ela iria voltar de qualquer forma, apesar do diagnóstico, daí a "Not Yet Today"... Quanto a "Far In The Future", tem uma conotação sarcástica e representa a espera nohospital... Ele não acreditava que essas pessoas dizendo que ela não conseguia sentir nada, nem ouvir, tantas vezes ele tentou reagir ela de maneira diferente: Coloca-va Metallica sua música favorita paa ela ouvir, mas sem resultado... Ele também tentou passar algumas peças que ela odeia para ver sua reação, mas nada também. Por fim, a história termina bem porque, contra todas as probabilidades, ela saiu do coma, e após 3 meses de reabilitação, ela esta perfeitamente saudável hoje.

ENTREVISTADOR: Pergunta tradicionalmente horrível para os artistas, qual é sua canção favorita nesse álbum e por quê?

ANDI DERIS hesitação*... Eu diria que "You Stupid Mankind", porque é uma canção... bem... única. Nós não nos sentimos como ouvir uma música de metal "normal". Sascha organizou de sua própria maneira, diferentemente dos clichês do gênero, e foi quase como ouvir um novo estilo de música. Claro, é metal, mas... O que nos lembra exatamente? Qual grupo tem usado esse som, esse sentimento? Falo especialmente dos arranjos, é fantástico o que ele fez... Há o groove do início ao fim, fomos surpreendidos... opôs-se as camadas usuais de seqüências que podem ter. Há muitas surpresas nesta canção, é difícil de explicar, eu sou apenas um fã do que ele fez aqui. Ele fez um ótimo trabalho!

ENTREVISTADOR: Neste CD, tem uma canção chamada "The Sage, The Fool, The Sinners" ... Então, quem é o sábio, o tolo e o pecador no Helloween? Você não seria o maior pecador de vocês (risos)?

ANDI DERIS (risos) Eu não sou certamente o mais sábio! Eu acho que é bastante sábio o Markus Grosskopf, nosso baixista. Quanto ao idiota... Acho que estamos todos somos um pouco na vida. Afinal, somos meros seres humanos. E, claro, todos nós somos pecadores, mas isso é outra coisa: não podemos evitar o pecado. Basta dizer que não considera o que nós fizemos como erro grave? Assim, todos aqueles que dizem "ah, não eu queria", eu diria que nós ainda podemos evitar certas coisas, se usar seu cérebro. Para mim, por exemplo, a ignorância é um dos maiores pecados... Em suma, somos todos um bocado de idiotas sábios e pecadores. Na música, três pessoas são descritas em três situações, mas em última análise, elas combinam as três características, porque é o que molda um pouco a cada ser humano ...

ENTREVISTADOR: Eu queria que você falasse para as pessoas sobre o seu projeto solo e seu futuro, mas ...

ANDI DERIS Ah, vai, mais cedo ou mais tarde. No entanto, eu não quero gravar sozinho, à guitarra, baixo, etc! É muito chato trabalhar sozinho assim... Estou feliz por ter alguns músicos talentosos e amigos ao meu redor. Espero gravar a bateria antes do Verão, vou levar alguns dias no meu estúdio pessoal para trabalhar todas as coisas. Enfim, mais um projeto solo.

Fonte: http://helloween.forum-livre.com

1 Comment:

isabella said...

deris,voce se acha um bom vocalista?pois eu amoo sua voz!